Faça Um Gosto Nas Nossas Páginas. Obrigado :)

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets

Desidratação nos idosos – Um perigo mortal


desidratação em idosos

A desidratação é um problema comum com o avançar da idade. A desidratação nos idosos pode levar a estados clínicos graves e até à morte. Um estudo realizado este ano pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto concluiu que um terço dos idosos entrevistados estava desidratado. Estes dados recentes levam-nos a reflectir sobre a falta de informação por parte dos idosos mas também das suas famílias no que diz respeito a este tema. Por isso a Reviver explica-lhe tudo aquilo que devia saber sobre a desidratação no decorrer do envelhecimento. 

O Processo de Desidratação

A desidratação ocorre quando se perde mais líquidos do que se ingere. Sendo o corpo humano composto por cerca de 70 a 75% de água é normal que a sua importância seja extrema no seu funcionamento. A água é responsável por nutrir as células do corpo e garantir o bom funcionamento de todas as funções do nosso organismo. Contudo não nos podemos esquecer que o corpo perde água todos os dias, seja por transpirar, urinar, defecar ou até quando respiramos (em vapor). Se não fazemos uma boa reposição de água no organismo ao longo do dia é natural que o mesmo comece a ficar levemente desidratado. Imagine agora se raramente repõe os líquidos que perde o seu organismo está completamente desequilibrado, podendo entrar em choque devido a uma desidratação extrema. Todos os casos de desidratação apresentam sintomas e podem ser detectados através de análises, por isso esteja informado e lembre-se que uma desidratação grave pode levar à morte.

Porque é que a desidratação é mais natural nos idosos?

Analisamos alguns estudos sobre a saúde durante o processo de envelhecimento. Os dados revelam que a desidratação é normalmente diagnosticada em estados graves ou quando associada a outra doença. Isto porque o idoso e os seus familiares não estão bem informados em relação a este tema. À medida que a idade avança as pessoas estão mais suscetíveis a ficarem desidratadas, e isto porque o próprio organismo sofre algumas alterações.  A capacidade do organismo conservar a água diminui e a sensação de sede torna-se cada vez menos percetível. Ao não se sentir necessidade de beber água tende-se a pensar que o organismo não precisa da mesma, descartando-se a possibilidade de desidratação quando surgem os primeiros sintomas. No entanto existem outros fatores que levam frequentemente os idosos à desidratação, sendo estes: as doenças crónicas, infeções, diarreia e vómitos, esforço físico, exposição a altas temperaturas e o uso de determinados medicamentos.

Quais são os sintomas da desidratação no idoso?

Os sintomas da desidratação leve ou moderada nos idosos costumam manifestar-se como:
- Boca seca e pegajosa, menor produção de saliva
- Sensação de Sede durante o dia
- Diminuição da Urina e cor mais escura que o normal
- Sonolência, cansaço, falta de vontade de realizar as tarefas diárias
- Poucas lágrimas ao chorar
- Pele seca e com pouca elasticidade, dores de cabeça e prisão de ventre
- Fraqueza, tonturas ou vertigens

Sintomas da desidratação grave nos idosos costumam manifestar-se como:
- Sede extrema
- Boca, pele e membranas mucosas constantemente secas/ muito secas.
-Irritabilidade e Confusão
- Preguiça excessiva e apatia
- Pele sem elasticidade
- Nenhuma ou pouca micção – Urina muito escura
- Olhos fundos e sem lágrimas ao chorar
- Pressão arterial baixa e batimento cardíaco rápido
-Febre
- Delírio ou inconsciência

desidratação em idosos

Como hidratar um idoso e prevenir a desidratação?

Um idoso deve consumir cerca de 1,7 litros de água por dia. Mas nem sempre é uma tarefa fácil prevenir a desidratação nos mais velhos sem uma supervisão constante, pois como referimos anteriormente estes vão perdendo a sensação de sede. Desta forma é preciso incentivar ao consumo regular de líquidos, como por exemplo:

- Água: Escolha um copo de 200 ml. O idoso deve beber por dia pelo menos 5 copos cheios de água. Assim fica mais fácil controlar se o seu familiar já bebeu pelo menos 1 litro naquele dia.

- Chás: Lanche e Ceia – São óptimas refeições para oferecer um chá de frutas e é uma boa opção para os idosos que rejeitam normalmente a água.

- Sumos Naturais: Pequeno-Almoço, Almoço e Jantar- Sumos Naturais de Fruta para além de serem excelentes opções nutritivas, também hidratam o nosso corpo. A água de côco também é uma boa escolha.

- Fruta: Sendo a fruta rica em líquidos é sempre positivo adicionar à sobremesa do idoso uma peça de fruta. Pode ser servida de forma natural, amassada ou cozida.

- Gelados e Cubos de gelo: Em casos de leve desidratação dar ao idoso um gelado de fruta para ir comendo, ou um cubo de gelo para ir derretendo na boca é uma boa solução.

. Em caso de o idoso ter dificuldade de deglutição e precisar de consumir mais líquidos espessos adicione banana, papaia ou abacate aos sumos naturais. Tente que fique uma espécie de creme em vez de sumo.

. Dias quentes ao ar livre: Hidrate o idoso antes de sair de casa, durante o tempo que estiver ao ar livre e após o regresso a casa. Leve sempre com ele uma garrafa de água e se necessário palhinhas.

. Em dias de muito calor: Evite que o idoso vá para o exterior entre as 11h e as 17h. Em casa a água deve estar sempre disponível e acessível. Aconselhe o idoso a vestir roupas leves e claras com o calor.

. O consumo de álcool deve ser evitado, principalmente em dias quentes.

. Toda a família deve estar informada e consciente dos perigos da desidratação num idoso. Cada um deve saber que medidas tomar, como incentivar o idoso a ingerir líquidos e conhecer os sintomas da desidratação.

desidratação em idososQuando é que devemos procurar assistência médica?

- Se ficar em dúvida se o idoso está ou não desidratado em primeiro lugar ligue para a linha da saúde 24. LIGUE: 808 24 24 24

É necessário o idoso ser visto por um médico se verificar algum destes sintomas:

- Vómitos constantes por mais de um dia;
- Se o idoso registar febre acima dos 38° c
- Se tiver diarreia por mais de dois dias
- Diminuição da produção de urina e alteração de cor da mesma.
- Confusão e fraqueza
É necessário o idoso ir à urgência do hospital se verificar algum destes sintomas:
- Febre acima dos 40 graus
- Confusão extrema e delírios
- Dificuldade em respirar
- Dores de cabeça fortes e persistentes
- Dores abdominais ou no peito
- Ocorrência de um desmaio
- Não ter urinado nas últimas 12 horas

Lembre-se que um idoso desidratado corre risco de vida. O mais importante é prevenir a desidratação, seja com a quantidade certa de água ou através de outro tipo de líquidos. Esteja atento a todos os sintomas, seja persistente na hora da hidratação do idoso e em caso de dúvidas consulte o seu médico de família. 
Desidratação nos idosos – Um perigo mortal Desidratação nos idosos – Um perigo mortal Reviewed by Unknown on 03:52:00 Rating: 5

Sem comentários:

REVISTA REVIVER. Com tecnologia do Blogger.