Faça Um Gosto Nas Nossas Páginas. Obrigado :)

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets

O Bom Cuidador Informal



ATRIBUTOS DE UM BOM CUIDADOR INFORMAL

Quando passamos a ser responsáveis pelos cuidados de um familiar, seja por doença crónica ou simplesmente pela recuperação de uma cirurgia, deixamos de ser apenas a filha ou o filho preocupado. Passamos a ser cuidadores, com todas as responsabilidades implícitas do cargo. O bem estar daquela pessoa que tanto amamos é agora o nosso foco principal, e de certeza que queremos cuidar dela da melhor maneira possível.

Mas se cada caso é um caso e se cada pessoa necessita de cuidados diferentes, o que define um bom cuidador? Quais são os atributos comuns que os caracterizam? Foi isso que quisemos saber.

Cuidados em Família

Ao olharmos para o contexto dos cuidadores informais, apercebemo-nos que providenciar os cuidados necessários a um membro da família é um acto de amor e lealdade. Conforme a esperança média de vida aumenta e a medicina avança, cada vez mais pessoas vão viver mais tempo com doenças crónicas ou problemas funcionais, o que significa que cada vez mais pessoas vão participar no processo de cuidar.

Mas face a estas novas responsabilidades, para as quais normalmente não estamos preparados nem antecipamos, ser cuidador informal pode ser um desafio, intimidador, opressivo e extenuante.  Por um lado queremos dar os melhores cuidados possíveis, mas por outro não temos a certeza se seremos capazes. A vida dá uma reviravolta, a rotina diária desregula-se e não é fácil gerirmos a nossa própria vida enquanto somos responsáveis pelos cuidados e o bem estar de quem precisa de nós. A boa notícia é que não precisa ser nem santa(o) nem enfermeira (o) para ser uma excelente cuidador.


Cuidador Informal: 5 Conselhos de Um Mundo Novo

Se tem a seu cargo um familiar dependente e é tudo novo para si nesta fase da vida, deixamos-lhe estes conselhos:

#1 – Aprenda o Máximo que Puder: Eduque-se e aprenda tudo sobre o seu familiar e o seu diagnóstico, a doença ou debilidade que o afecta e as melhores formas de cuidar dele. Quanto mais souber mais eficaz será e sentir-se-á melhor na pele de cuidador.

#2 – Confie Nos Seus Instintos: Não ignore o que os médicos e especialistas dizem, mas você é quem conhece melhor o seu familiar. Confie também nos seus instintos.

#3 – Promova a Independência: Muitas pessoas no papel de cuidador, não conseguem pôr de parte o paternalista. Cuidar de uma pessoa não significa fazer-lhe tudo. Incentive o seu familiar a ser o mais independente possível, e mantenha-se receptiva(o) a estratégias ou tecnologias que o permitam.

#4 – Partilhe dúvidas e experiências: Ajuda saber que somos compreendidos e ter apoio de pessoas que sabem realmente aquilo que estamos a passar. Sentirmos-nos sozinhos e impotentes é das piores sensações, por isso procure grupos de apoio com quem possa conversar, partilhar experiências e sugestões e várias outras formas de darem apoio nesta fase difícil.

#5 – Conheça os seus limites: Este é um dos pontos mais importantes. Costumamos dizer que para cuidar bem é preciso estar bem, por isso seja realista quanto aos seus limites, quanta dedicação e tempo pode dar de si próprio. Comunique esses limites aos médicos, a membros da família e a outras pessoas envolvidas.



O Que Define um Bom Cuidador?

Para cuidarmos bem de quem quer que seja uma coisa é essencial; preocupação genuína. Todos nós somos capazes de cuidar se nos preocuparmos com a pessoa de quem cuidamos. Mas apesar de ser essencial, a preocupação não é suficiente para que possamos ser bons cuidadores, existem outros atributos igualmente importantes. As características comuns nos bons cuidadores são:

# 1 – Empatia: A ligação afectiva é determinante, mas a capacidade de criar empatia com a pessoa estende-se também à capacidade de compreender aquilo pelo que o doente está a passar. Ao simpatizar com a pessoa e compreendê-la, permite ao cuidador colocar-se no lugar dela e identificar e suavizar os medos e as preocupações do familiar.

#2 – Paciência: Cuidar de pessoas mais velhas não é uma tarefa fácil por muitas razões e qualquer cuidador sabe disso. Vão estar em jogo personalidades, orgulhos, feitios e teimosias e por vezes a sua boa vontade em ajudar vai ser testada. Para conseguir ultrapassar esses momentos de maior frustração da forma mai positiva a paciência e a determinação são imperativas. Lembre-se que, ao colocar-se nos "sapatos" do seu familiar verá que é uma situação muito delicada e igualmente frustrante para ele.

#3 – Flexibilidade: Como tudo na vida, a situação pode mudar de um dia para o outro, ou algo inesperado pode acontecer. Um bom cuidador reserva tempo para si próprio, mas sabe que tem de manter o seu horário flexível para poder dar o apoio e auxílio necessários ao seu familiar. Quem for muito rígido neste aspecto pode vir a encontrar dificuldades em lidar com os cuidados da melhor maneira.

#4 – Confiável: Um excelente cuidador é alguém com quem se possa contar. Aquilo com que se compromete é a sua palavra de honra, e se diz que vai estar lá "naquele dia, àquela hora" faz de tudo para cumprir. Quem está dependente precisa de confiar na ajuda do seu cuidador.

#5 - Capacidade de Resposta: Este é um trabalho que exige atenção constante e capacidade de antecipar potenciais complicações ou eventos. Para isso um bom cuidador não só precisa de ser uma pessoa atenta e conhecer bem a pessoa de quem cuida, mas precisa também de ser uma pessoa com iniciativa e capacidade de dar uma resposta rápida à exigência das situações. Estão sempre conscientes das necessidades físicas e emocionais do doente de quem cuidam.

#6 – Encorajador: Como referimos anteriormente um bom cuidador promove a independência e a funcionalidade da pessoa de quem cuida. Para isso deve identificar que tipo de apoio precisa de dar e quais são as verdadeiras necessidades da pessoa. É importante que seja encorajador para que incentive a pessoa a fazer mais do que aquilo que ela acha que consegue. Muitas das pessoas dependentes desistem de tentar por si só e perdem a confiança em si. Esse encorajamento faz toda a diferença.

#7 – Senso de Humor: Este é um bom indicador de que o cuidador é capaz de lidar e tolerar situações mais complicadas, o que é importante dado que cuidar envolve condições que a maioria das pessoas iria achar desafiadoras e complicadas. O sentido de humor também é importante para aligeirar o ambiente e deixar o doente mais confortável. Este facto ajuda o bem estar geral tanto do doente como do cuidador.

#8 – Força Emocional: Enquanto humanos é muito dificil não nos sentirmos afectados pelas condições de pessoas doentes, ainda mais para os cuidadores que formam uma ligação de outro nível e genuína com a pessoa. No entanto, esta ligação pode ser prejudicial quando as doenças se agravam ou a morte se aproxima. É importante que o cuidador se mantenha uma atitude de força perante o seu sofrimento emocional, principalmente para benefício do doente.

#9 – Gestão Básica das Necessidades: É aqui que o cuidador precisa de ser um multifunções. Para além de ser capaz de fazer pequenas tarefas domésticas, também é importante ter algumas capacidades medicinais, como fazer a medição e controlo dos sinais vitais, da pulsação, da respiração e da pressão sanguínea. Para além disso um bom cuidador é também capaz de gerir, identificar e quantificar a medicação necessária.

#10 – Encontra Ajuda: O bom cuidador é aquele que coloca as necessidades do seu familiar antes das suas. 
Responder às necessidades do familiar resume-se a providenciar-lhe toda a ajuda possível que está ao seu alcance. O bom cuidador sabe e reconhece que não pode fazer tudo e é por isso que encontra as soluções adequadas, na comunidade ou em serviços profissionais, que respondam às necessidades do seu familiar e contribuam para o seu bem estar e qualidade de vida.


Quem cuida quer cuidar bem, e para isso é preciso saber quais são os atributos e as ferramentas necessárias que permitam tornar-se no melhor cuidador possível. Não se esqueça que isso engloba ter a capacidade de cuidar de si próprio para poder estar em condições físicas, psicológicas e emocionais para poder contribuir com uma ajuda positiva para o seu familiar.
O Bom Cuidador Informal O Bom Cuidador Informal Reviewed by Unknown on 05:34:00 Rating: 5

1 comentário:

REVISTA REVIVER. Com tecnologia do Blogger.