Faça Um Gosto Nas Nossas Páginas. Obrigado :)

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets

Como cuidar de um gatinho? - A Merial explica-lhe!


O PRIMEIRO ANO DO NOSSO GATINHO (1ª Parte)
Principais conselhos da Merial para uma boa nutrição e higiene

Nutrição
Os gatos são felinos, animais carnívoros, e por isso, predadores. A escolha da sua alimentação é muito importante para que o gatinho se desenvolva forte e saudável.

 Que tipo de alimento esolher?  
§  Alimentos secos: o valor nutricional é muito elevado, isto porque concentram uma variedade grande de nutrientes. Além disso, os biscoitos da ração atuam de forma muito semelhante à escovagem dos dentes, diminuindo o risco da formação de tártaro.
§  Alimento húmidos: contêm grande quantidade de água e costumam ser mais gostosos e fáceis de comer, mas secam rapidamente no pratinho, e por isso, são mais difíceis de manter.
Os gatinhos comem muito depressa e frequentemente. Podem mesmo fazer entre 10 a 16 refeições por dia, em pequenas quantidades.
Mas deve-se controlar a sua quantidade diária, e seguir as sugestões do médico veterinário.

Higiene
Corte das unhas!  
As unhas são o principal instrumento dos felinos e por isso o factor mais importante do seu comportamento; seja para: brincar, agarrar ou manipular objectos, defender-se, caçar… usa-as na maioria dos seus instintos. Para segurança dele e do meio em que vive, devem ser cortadas de 15 em 15 dias, ou a cada 3 semanas.
Existem corta-unhas adaptados para este fim e que ajudam a fazê-lo com mais facilidade. Será mais fácil se o gatinho estiver calmo e relaxado; a sugestão é aconselhada depois de brincar bastante e comer para que fique satisfeito.   

Devem ser apenas aparadas, não demasiado curtas para não atingir nervos ou vasos sanguíneos.

A escovagem!  
Também é muito importante. Os gatos tratam da sua própria higiene. A limpeza para eles é fundamental. Porém, uma boa escovagem irá permitir controlar a sua qualidade de vida, para além de ser um prazer de que gostam, normalmente. Desta forma, podemos examinar a sua pele e cuidar do seu pelo (ver se há irritações de pele, pelo embaraçado ou pulgas). Evita-se também que se formem as chamadas bolas de pelo, diminuindo a possibilidade de as engolir e vomitar.
Devemos escovar tanto ao correr do pelo, como no sentido contrário, contra o pelo; para retirar os pelos soltos e mortos. Fazê-lo sempre com suavidade. A frequência depende da pelagem do gatinho:
§  Gato de pelo curto; uma a duas vezes por semana.
§  Gato de pelo comprido; diariamente.

Limpeza dos olhos e ouvidos!  
A observação dos olhos e dos ouvidos do gatinho deve ser uma rotina regular. Sempre que uma situação invulgar ocorra deve consultar o médico veterinário.

Os olhos
Os olhos saudáveis devem estar brilhantes e sem sujidades na união das pálpebras, junto à zona nasal. Remover alguma sujidade que surja acumulada suavemente, com gaze humedecida com soro fisiológico.

Os ouvidos
 O ouvido do gatinho apresenta como sinais saudáveis, se:
·         A cor interna de ser rosada
·         Pode ter pequenas quantidades de cera
·         Não ter qualquer odor desagradável

O ideal é limpar os ouvidos uma vez por semana com uma solução de limpeza própria para o efeito e usar bolinhas de algodão indicadas ou gaze na sua limpeza interior. Nunca usar cotonetes de algodão para evitar lesões internas.


Texto: Merial Portuguesa - Por: Filipe Figueiredo



Como cuidar de um gatinho? - A Merial explica-lhe! Como cuidar de um gatinho? - A Merial explica-lhe! Reviewed by Unknown on 12:38:00 Rating: 5

Sem comentários:

REVISTA REVIVER. Com tecnologia do Blogger.