Faça Um Gosto Nas Nossas Páginas. Obrigado :)

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets

Diabetes: O Que Precisa de Saber


Mas afinal o que é a Diabetes?

A diabetes é uma doença crónica, caracterizada pelo aumento do nível de açúcar (glicose) no sangue e pela incapacidade do organismo transformar toda a glicose proveniente dos alimentos. Chama-se glicemia à quantidade de açúcar existente no sangue, por isso, pessoas com níveis de açúcar muito alto sofrem de hiperglicemia.. Assim como várias outras, é uma doença silenciosa, e pode desenvolver-se durante anos sem que sejam notados sintomas. Existem cada vez mais pessoas diabéticas, e pode atingir qualquer faixa etária. No entanto, existem pessoas com maiores probabilidades de se tornarem diabéticas. São exemplos de tal:

- Pessoas com familiares diretos diabéticos;
- Pessoas que sofram de obesidade, de tensão arterial alta ou níveis elevados de colesterol no sangue;
- Mulheres que contraiam diabetes gestacional durante a gravidez
- Crianças que à nascença tenham um peso igual ou superior a 4kg
- Doentes com problemas no pâncreas ou doenças endócrinas (glândulas que produzam secreções)

Tipos de diabetes

Existem várias formas de diabetes com manifestações semelhantes, mas há 3 delas que são as principais;

Diabetes Tipo 1: Também conhecido como Diabetes Insulino-Dependente é a forma mais rara, e na maioria das vezes são as crianças ou jovens os mais atingidos, apesar de também se poder manifestar em adultos ou seniores. Neste tipo, as células do pâncreas que produzem insulina, a hormona responsável pela redução dos níveis de açúcar no sangue, são destruídas. As pessoas com Diabetes Tipo 1 necessitam de terapêuticas com insulina e acompanhamento médico para toda a vida, simplesmente porque os níveis de insulina produzidos pelo corpo não são suficientes para o organismo absorver a glicemia. Apesar de ainda não estarem apuradas as causas desta doença, sabe-se que é o próprio sistema imunitário que ataca e destrói as células produtoras de insulina, e ao contrário do que acontece nos Diabetes Tipo 2, não está directamente relacionado com maus hábitos alimentares.

Diabetes Tipo 2: Este é o tipo mais comum de Diabetes. Também conhecido por Diabetes Não Insulino-Dependente, é caracterizado por um desequilíbrio no metabolismo da insulina, ou seja, existe um défice ou uma resistência à insulina por parte do organismo. Quer isto dizer que para a mesma quantidade de glicose, o organismo tem de produzir mais insulina para absorver o açúcar proveniente dos alimentos. O pâncreas vê-se assim obrigado a trabalhar cada vez mais até que a produção de insulina se torna insuficiente e o organismo tem uma maior dificuldade em absorver a glicose. Este tipo de diabetes surge principalmente na idade adulta, e o seu tratamento consiste em adotar uma dieta alimentar saudável, que normalize as quantidades de açúcar no sangue, e praticar exercício físico regular. Caso ainda assim não consiga regular os níveis de açúcar, consultar um médico especialista e recorrer a medicação, ou até a insulina.

Diabetes Gestacional: Este é um tipo de diabetes que ocorrer durante o período de gravidez e que desaparece normalmente no fim do período de gestação. No entanto é muito importante que as grávidas diabéticas tomem precauções de forma a evitar o aparecimento de Diabetes de Tipo 2, mais tarde. É fundamental que assim que detetada a hiperglicemia na mulher grávida, se recorra a uma dieta saudável, ou a ajuda médica para não hajam problemas para a mãe, assim como para o bebé, durante a gravidez. Segundo o site da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal, 1 em cada 20 grávidas pode sofrer deste tipo de diabetes.



Hiperglicemia e Hipoglicemia

 Como referimos anteriormente, a glicémia é a quantidade de açúcar existente no sangue, e ao aumento excessivo de glicémia chama-se Hiperglicemia. A diabetes é uma doença que se caracteriza pela hiperglicemia. As pessoas que não têm diabetes, devem ter os valores de glicemia entre os 80 e os 110 mg\dl antes das refeições e entre 110 a 140 mg\dl depois das refeições. Pessoas diabéticas devem tentar ao máximo aproximar-se destes valores de referência.
Ao contrário da hiperglicemia, quando os níveis de açúcar no sangue estão abaixo do aconselhável, dá-se o nome de hipoglicemia. Tanto a hiperglicemia como a hipoglicemia podem ser causas e manifestações da doença de diabetes.

Sintomas de Hipoglicemia

A Hipoglicemia pode ser causada por um jejum prolongado, pela prática de exercício físico inadequado, ou pela toma excessiva ou incorrecta de medicação. Os níveis de açúcar no sangue não devem estar abaixo dos 70 mg\dl. Se toma medicamentos para a diabetes é muito importante que controle a sua alimentação para que estes níveis não baixem. São sintomas da hipoglicemia a dificuldade em raciocinar; tremores; palidez; palpitações; formigueiros nos lábios e língua. Em casos extremos pode levar a convulsões, perda de consciência e até coma.

Sintomas da Hiperglicemia

A Hiperglicemia pode ocorrer nas pessoas com diabetes mal controlada ou na ingestão de uma grande quantidade de hidratos de carbono. Esta condição pode causar sintomas como visão turva; sensação de boca seca; sudação excessiva; cansaço; comichão em todo o corpo com maior incidência na zona genital; sede constante e intensa; apetite incontrolável e urinar com muita frequência. É importante controlar os níveis de glicemia frequentemente, principalmente na fase adulta, porque a diabetes é uma doença que sem controlo, não manifesta sintomas nos primeiros anos.

Viva Uma Vida Normal



Embora não haja cura para a diabetes, um bom controlo da glicemia permite-lhe uma vida perfeitamente normal. A Associação Protectora dos Diabetes de Portugal aconselha-lhe estes 5 passos para que possa lidar com a sua doença da melhor forma, e ter uma vida saudável e normal

1º - Controle os níveis de Glicemia – Este é o objectivo principal para o tratamento da diabetes. Se mantiver os níveis dentro dos valores normais, tem menores probabilidades de vir a sofrer de complicações causadas pela doença. É importante fazer estas medições com frequência. Hoje em dia já existem aparelhos de pequenas dimensões e fáceis de utilizar, com o objectivo de fazer este controlo em casa.

2º - Alimentação Saudável – Um alimentação, para ser saudável deve ser variada, e incluir as porções corretas de nutrientes, vitaminas e hidratos de carbono. As porções indicadas variam de pessoa para pessoa, pela sua constituição e actividade física, mas pode basear-se na roda dos alimentos ou através de profissionais de nutrição. Reparta em 5 ou 6, as suas refeições diárias.

3º - Pratique Exercício Físico – Esta é uma das melhores e mais eficazes formas de prevenir complicações da Diabetes e controlar os níveis de glicemia. O exercício estimula a produção de insulina e facilitar o seu transporte para as células. Deve fazer uma refeição ligeira antes e depois do exercício.

4º - Conheça a doença – Saiba qual é o seu tipo de Diabetes, se de Tipo 1 ou de Tipo 2, ou outra variante da doença. Conheça-a bem e saiba qual é o tratamento correto para lidar com ela.

5º - Medicação – Junto ao seu médico, informe-se qual será a medicação adequada. Siga os seus conselhos e, caso tenha dúvidas, não hesite em fazer perguntas.



Diabetes: O Que Precisa de Saber Diabetes: O Que Precisa de Saber Reviewed by Unknown on 05:29:00 Rating: 5

Sem comentários:

REVISTA REVIVER. Com tecnologia do Blogger.