Faça Um Gosto Nas Nossas Páginas. Obrigado :)

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets

Osteoporose - O silêncio de uma doença


A osteoporose caracteriza-se pela diminuição da massa óssea e deterioração do tecido ósseo, que afeta todo o esqueleto, diminuindo a resistência dos ossos e tornando-os mais frágeis e susceptíveis a fraturas. Tanto homens como mulheres estão sujeitos à doença, no entanto, é mais comum nas mulheres, principalmente após a menopausa. É uma fase da vida da mulher definida pela diminuição ou supressão da produção de estrogénio. Esta carência estrogénica afecta, entre outras coisas, especialmente o aparelho locomotor, ou seja, músculos, ossos e articulações.
É uma doença que por si só não demonstra sintomas e caso não seja prevenida ou tratada precocemente, provoca uma progressiva perda de massa óssea sem que a doença se manifeste até à fratura osteoporótica. Este tipo de fratura define-se por traumatismos mínimos que em situações normais nunca ocorreriam, ou até mesmo sem existir qualquer tipo de traumatismo.

Em Portugal estima-se que existam cerca de 500 mil pessoas que sofrem de osteoporose. A REVIVER dá-lhe a conhecer um pouco melhor esta doença silenciosa, de quem muita gente ouve falar, mas não compreende ao certo o que é.

A Doença


É assintomática, e por isso mesmo, podem passar vários e longos anos até que os doentes se apercebam que sofrem de osteoporose, até à fratura. Embora possam ocorrer fraturas em qualquer parte do esqueleto, as mais comuns são vértebras, anca, pulso, costelas e bacia. As fraturas do pulso e da anca são, por motivos óbvios, fáceis de reconhecer. Pelo contrário, as vertebrais são muitas vezes ignoradas por serem mais discretas. Segundo o Instituto Português de Reumatologia, pensa-se que 50% dos casos de fraturas vertebrais não são clinicamente conhecidas. Em casos de osteoporose, estas fraturas podem ocorrer em simples situações do dia a dia, como um passo mal dado, ou levantar objectos pesados. Manifesta-se por uma dor aguda nas costas, que pode não receber a devida atenção e em casos extremos, pode traduzir-se em dores crónicas, diminuição da estatura corporal, aumento da curvatura das costas e diminuição da capacidade respiratória.

Consequências

- Fraturas ósseas, principalmente da anca, pulso e vértebras: Principal sintoma duma doença silenciosa.
- Dor prolongada: Dores graves que podem ser consideradas normais.
- Diminuição da qualidade de vida: Uma doença que nos deixa frágeis e pode afectar praticamente todos os campos da nossa vida.
- Risco de quedas: A diminuição óssea e a fragilidade do esqueleto deixam-nos mais vulneráveis, aumentando o perigo e gravidade das quedas.
- Redução de autonomia: Pode tirar-nos a independência e levar-nos a depender de terceiros.

Prevenção

Tenha uma alimentação saudável: Alimentos ricos em cálcio são essenciais para prevenir a osteoporose. Produtos lácteos como o leite, o iogurte, queijo, legumes verdes, os cereais e o pão, são os mais comuns ricos em cálcio. Nos adultos a quantidade diária ideal de cálcio situa-se entre os 800mg e 1000mg. Nos adolescentes varia entre os 900 e os 1200mg e nas crianças entre os 600 e 800mg.
As proteínas também são necessárias para garantir a produção de colagénio nos ossos.

Pratique exercício físico: Quanto mais cedo começar melhor. Exercícios que solicitem o uso das pernas, como a marcha ou o jogging, contribuem para fortalecer os ossos.

Tempo Ao Sol: A exposição ao Sol garante a síntese de Vitamina D no organismo, vitamina que é essencial para a absorção do cálcio nos intestinos.

Evite Bebidas Alcoólicas e o Tabaco: O excesso de álcool e nicotina tem efeitos negativos sobre o osso.

Evite as Quedas: Como é óbvio, ninguém quer cair. No entanto as fraturas osteoporóticas são mais comuns com quedas. Assim, procure prevenir-se de quedas, evitando pavimentos molhados ou derrapantes e locais mal iluminados.

Faça um Rastreio: Fale com o seu médico e faça um rastreio. Como referimos anteriormente, muitas pessoas sofrem de osteoporose e não sabem. Não fique à espera da dor nem de uma fratura.


Osteoporose - O silêncio de uma doença Osteoporose - O silêncio de uma doença Reviewed by Unknown on 05:06:00 Rating: 5

Sem comentários:

REVISTA REVIVER. Com tecnologia do Blogger.