Faça Um Gosto Nas Nossas Páginas. Obrigado :)

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets

Atividades para idosos - No interior e ao ar livre


Um dos maiores desafios quando se lida com idosos é arranjar formas de os manter activos e interessados nessas actividades. Conseguir encontrar atividades adequadas para idosos pode ser tanto satisfatório como frustrante. Alguns profissionais e instituições fazem-no perfeitamente, outras nem tanto assim, até àquelas que nem tentam.

A noção fundamental a reter é a de que nenhuma pessoa é igual, e por isso mesmo ninguém deve ser obrigado a fazer o que não gosta, o que não quer ou que não se sente confortável a fazer. Um bom ponto de partida é conhecer as pessoas com quem se trabalha, o que gostam e o que as motiva. Desse modo será muito mais fácil encontrar alguma atividade que mantenha a pessoa activa e interessada.


O mundo moderno dá-nos oportunidades para inovarmos, mas por vezes complicamos demasiado, quando não há nada melhor do que uma mistura entre o moderno e o tradicional.

Algumas Sugestões de Atividades Para Idosos

Por tópicos vamos sugerir atividades de exterior e interior direccionadas aos seniores, e possíveis alternativas para quem não goste ou não possa fazê-las. As atividades sugeridas não são técnicas mas sim de contexto geral, focadas no lazer e em atividades simples do dia-a-dia que poderão não ser aplicáveis a pessoas com maior dependência.


Ao Ar Livre

#1 – Piquenique + Jogos Tradicionais

Comida, bebida e ar livre, quem não gosta? Um piquenique é uma excelente forma de passar uma boa tarde de convívio. Se for um grupo institucionalizado poderá aproximá-los ainda mais como uma família, porque é tradicionalmente uma atividade familiar. Sugerimos que todos participem na organização do piquenique, que se distribuam responsabilidades e cargos para uma maior e melhor integração. Esta actividade pode ser acompanhada com jogos tradicionais como o bócia, a malha, damas, xadrez ou até jogos de cartas.

            #Alternativa: Normalmente ao piquenique ninguém se recusa, mas os jogos tradicionais podem ser substituidos ou complementados com outro tipo de actividades ou desportos, como por exemplo o badminton, o vólei, um passeio ou uma caminhada. São boas alternativas para quem as quiser fazer.

#2 – Caça Ao Tesouro

Uma caça ao tesouro ou um famoso peddy paper é mais uma excelente atividade ao ar livre que permite fortalecer o espírito de grupo, assim como criar uma competição saudável entre os participantes. É uma atividade bastante completa, pois permite trabalhar a capacidade lógica e cognitiva através das pistas dadas, e ainda fazer exercício ao caminharem à procura de mais pistas, até ao objectivo final.

O ritmo dinâmico desta atividade torna-se numa aliciante capaz de convencer qualquer pessoa a participar. A ela pode juntar-se um prémio final que pode até ser escolhido pelo grupo de maneira a agradar a maioria. O bom do peddy paper é que permite a pessoas com menos mobilidade que não possam participar nela, também sejam integradas como intervenientes nas etapas da prova, por exemplo com pistas para os participantes.


#3 – Pesca

A pesca é uma excelente atividade porque permite passar tempo no exterior, conviver com amigos ou companheiros de pesca, apreciar as paisagens, envolver-se na natureza, e ainda a potencialidade de ir para casa com um jantar. Se o sitio escolhido for seguro, até é uma óptima atividade para pessoas em cadeira de rodas ou com menos mobilidade.

            #Alternativa: Para quem não gostar de pesca, ou não quiser fazê-lo, existem alternativas bastante boas como a jardinagem, o golfe ou mini-golfe, ou até a fotografia de exterior. As possibilidades são imensas, é só uma questão de saber explorá-las.

No Interior

#1 - Festas Temáticas

A falta de imaginação torna as festas para idosos sempre nos mesmos bailaricos em que grande parte fica sentada a olhar. Melhor do que repetir o que já foi feito e refeito é criarem as próprias festas temáticas. Envolver todos os participantes, para que todas as vozes e opiniões sejam ouvidas e as pessoas possam realmente desfrutar daquilo que elas próprias escolheram fazer.

Festas temáticas abrem toda uma possibilidade a atividades paralelas como por exemplo, criar as roupas e acessórios, assim como incorporar e representar os personagens, dando asas à criatividade.

            #Alternativa: Organizar uma gincana dos saberes é sempre uma forma de criar uma vez mais um espírito competitivo saudável assim como criar estímulos físicos e cognitivos nos participantes e envolver aqueles que não podem na iniciativa.


#2 – Cozinhar

Para quem gosta, pode e consegue, esta será sempre uma atividade prazerosa. Mas ainda que os cozinhados tradicionais tenham o seu espaço, porque não dar também espaço à inovação na cozinha? Por exemplo, gelados caseiros, sobremesas saudáveis e diferentes, pratos gourmet, algo criativo e original.

            #Alternativa: Para quem não gosta de cozinhar, pode ter como alternativa a criação de bouquets de flores, ou atividades artísticas como pintar quadros ou reportagens fotográficas.

#3 – Trabalhos Manuais Úteis

É comum, principalmente em instituições, que os trabalhos manuais não tenham uma finalidade útil para além do estímulo e da atividade por si só. Na Reviver achamos que não tem de ser assim, somos da opinião que os projectos podem ser de médio-longo prazo e ter uma finalidade. Olhe em volta para a sua casa ou para o seu quarto. Gostaria de alterar ou renovar alguma coisa?

Arranje um projecto com um objectivo e dedique-se a ele. Não se esqueça que a secção "Faça Você Mesmo" tem excelentes sugestões neste sentido.

Jogos & Diversão

#1 - Jogos de Tabuleiro

Os jogos de tabuleiro são óptimos passatempos e muitos deles até incríveis desafios cognitivos, como é por exemplo o xadrez, o ginásio da mente. Mas entre os jogos de tabuleiro existem muitas opções, como o monopólio, o trivial pursuit, o scrabble, mahjong, pictionary e muitos outros.



#2 - Video Jogos

Esta é das melhores formas para utilizar a tecnologia em prol do bem-estar dos seniores. Os videos jogos podem ajudar a manter ou melhorar tanto a parte física como cognitiva. Ao passo que consolas como a Wii implicam movimentos, existem excelentes jogos que são óptimos para o cérebro, como jogos de estratégia (p.e Age of Empires). Para além destes jogos, existem ainda jogos próprios para estimulação cognitiva que podem facilmente ser encontrados online.

#3 - Quem Sou Eu

Este é um jogo divertido que não é de tabuleiro nem digital. Consiste em escrever nomes de pessoas ou personagens famosas em post-its ou papel autocolante e colá-los nas costas dos participantes. Cada pessoa fica com um nome, e tem de fazer perguntas aos restantes participantes até descobrir quem é a sua personalidade. É uma excelente atividade para complementar e animar uma festa temática ou um jantar de convívio.

Como as ideias aqui sugeridas existem várias outras válidas e óptimas para manter os seniores ocupados, seja nas instituições, centros de dia ou associações de reformados. O ideal é envolver todas as pessoas, ouvi-las, saber o que gostam e o que as motiva. Fic
Atividades para idosos - No interior e ao ar livre Atividades para idosos - No interior e ao ar livre Reviewed by Unknown on 06:29:00 Rating: 5

Sem comentários:

REVISTA REVIVER. Com tecnologia do Blogger.