Faça Um Gosto Nas Nossas Páginas. Obrigado :)

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets

Os 5 Melhores Desportos Para Seniores


Alguma vez sentiu que a sua condição física não era a desejável e queria melhorá-la? Ou que os seus pais poderiam beneficiar de movimento, energia e alegria na sua vida mas não sabe o que sugerir? Em qualquer dos casos, seja para si ou para um familiar, o desporto é sempre a solução indicada. Seja que atividade física for, garante melhorar a sua vida quando a outra opção é a inactividade.

Contudo, quando associamos o desporto e o avançar da idade, há sempre um dilema a ser colocado. Será que é o desporto indicado para a pessoa? A questão é que muitos desportos trazem imensos benefícios físicos mas são de alto impacto no corpo, como é por exemplo o caso do Judo.  Como qualquer outra arte marcial, o Judo agrega varíadissimas vantagens para o corpo e para a mente, mas vive de força, agilidade e projecções de grande impacto.

Ainda que todos os desportos sejam adaptáveis desde que os faça em segurança, se o objectivo é melhorar o seu bem-estar pessoal e qualidade de vida, há desportos mais aconselháveis e com menos impacto no corpo. O importante é movimentar a sua vida. Lembre-se que o exercício é uma peça chave para um envelhecimento saudável.

Top Reviver – Os 5 Melhores Desportos

A variedade de exercícios que existem no Mundo é enorme, desde os mais simples aos mais complexos. De verão ou inverno, de exterior ou interior, no mar, em terra ou no ar, dá para todos os gostos e todas as vontades. Escolhemos aqueles que consideramos serem os 5 melhores exercícios (e menos chatos) para  pessoas que não querem que a idade sirva de desculpa e querem manterem-se activas e saudáveis.


#1 – Caminhar: As caminhadas são o óbvio nº 1 da nossa lista por várias razões.
            Vantagens: Para além de todos os benefícios inerentes à caminhada, tem uma vantagem principal que mais nenhuma outra actividade tem. É gratuíto! Para além de não gastar dinheiro, qualquer motivo serve para dar uma boa caminhada. Seja para ir às compras, para passear o cão, para visitar um amigo, ou simplesmente para dar um passeio a pé. Para além disso pode fazê-lo sozinha(o) mas é uma óptima actividade para se fazer acompanhar de um amigo ou amiga.
Se é daquelas pessoas que perdeu o hábito de caminhar experimente dar um bom passeio a pé.

            Benefícios:
                                   Melhora a Circulação, a Saúde Cardíaca e reduz a pressão arterial.
                                   Reforça os ossos e as articulações e previne a osteoporose.
                                   Melhora o humor, promove o bem estar e melhora o sono.
                                   Fortalece os músculos, promove a perda de peso e melhora a respiração
                                   Reduz o declínio cognitivo e diminui o risco de desenvolver Alzheimer.


#2 – Natação: Considerado aquele que pode ser o melhor exercício para pessoas mais velhas, a Natação é um desporto completo repleto de benefícios. Um estudo feito por investigadores Australianos refere que é o melhor desporto para prevenir quedas, sendo que os praticantes de natação têm menos 33% de probabilidade de cair quando comparados com pessoas que fazem outro tipo de desportos.
           

            Vantagens: A vantagem principal é o contacto com a água. Existe uma ligação mística entre o ser humano e a água. É inegável que a nossa mente e espírito cede harmoniosamente quando estamos submersos na água da piscina ou do mar. Para além dessa paz de espírito, é um desporto de pouco impacto no corpo e relativamente acessível nas piscinas, ou gratuito para quem tem a sorte de viver perto do mar.

            Benefícios:
                                   Melhora a saúde cardiovascular, fortalecendo o coração.
                                   Gentil nas articulações e reduz o risco de osteoporose.
                                   Aumenta a flexibilidade, tonifica e fortalece os músculos.
                                   Potencia a saúde mental reduzindo o declínio cognitivo.


#3 – Yoga: Se existe uma verdadeira fonte da juventude é nesta prática hindu com mais de 5.000 anos de existência. São disciplinas e práticas físicas, mentais e espirituais que dão anos de vida e de juventude às pessoas. Se não acredita faça o seguinte, toque com os dedos das mãos nos dos pés, de pernas esticadas, sem as dobrar. Não consegue? Há pessoas com mais de 90 anos que o fazem com uma naturalidade e flexibilidade invejável.
            Vantagens: A combinação dos atributos físicos, mentais e espirituais é sem dúvida uma das grandes vantagens da praticar ioga. É uma prática que não só se foca no bem-estar físico como no bem-estar psiquíco e espiritual, dando a harmonia e estabilidade necessária aos seus praticantes. Pode inscrever-se em ginásios ou praticá-lo em casa gratuitamente. A internet está replecta de videos de instrução. Os níveis mais básicos são facilmente feitos em casa mas tenha em atenção o nível de a exigência de alguns exercícios para não se lesionar. Não se aventure se não for capaz.

            Benefícios:
                                   Reduz a ansiedade, o stress e riscos de depressão.
                                   Aumenta a capacidade respiratória e potencia a boa disposição.
                                   Aumenta a densidade óssea, previne a osteoporose e alivia as dores crónicas
                                   Reduz a tensão muscular, melhora a flexibilidade e o equilibrio.
                                   Melhora a qualidade do sono, fortalece os músculos e estimula a mente.


#4 – Remo: De novo um desporto que promove a ligação do ser humano com a água. Nós só temos a ganhar com o efeito relaxante desse contacto.
            Vantagens: Sem dúvida a ligação à água é uma grande vantagem, no entanto não é possível para todas as pessoas praticarem remo na água. Aí a solução passará por fazer o exercício na máquina de remo, encontrada na maioria dos ginásios. Outra das grandes vantagens deste desporto é o facto de poder ser praticado individual ou colectivamente, mas também por ser bastante complexo. Para ser bem feito, os movimentos necessários exigem a participação de quase todos os músculos do corpo.

            Benefícios:
                                   Promove uma composição corporal saudável, ideal para queimar gordura.
                                   Melhora o sistema cardiorespiratório e aumenta a resistência e energia.
                                   Exercício de baixo impacto, com grandes resultados. Fortalece e tonifica.
                                   Reduz o stress, promove o equilibrio e a estabilidade.
                                   Melhora a fllexibilidade e a mobilidade das articulações e músculos.


#5 – Ciclismo: Entre tantos outros desportos, o ciclismo merece o lugar no nosso top. As razões para pedalar são imensas e as vantagens intermináveis. Precisa apenas de uma bicicleta e das devidas protecções e está pronto para correr mundo fora, ou no mínimo a sua cidade.
            Vantagens: Tantas que é dificil saber como começar. Desde o facto de ser um meio de transporte que permite uma rápida deslocação dentro da sua localidade, é também um desporto de muito baixo impacto e que trabalha todos os músculos do corpo. Quem aprende não esquece e por isso pode fazê-lo toda a vida, é uma forma de dar passeios e de desfrutar de uma sensação de liberdade e além disso, queima calorias.

            Benefícios:
                                   Fortalece e tonifica os músculos, protege as articulações.
                                   Aumenta a resistência e a energia, assim como a condição cardiovascular.
                                   Reduz o stress e promove a sensação de bem-estar
                                   Estimula a mente e a capacidade de atenção
                                   Melhora o equilibrio e a coordenação.


Se realmente preocupa-se com o seu bem-estar e em viver uma vida ativa e saudável até aos seus últimos dias não pode descurar o desporto. Este Top 5 foi selecionado com base nos benefícios e vantagens gerais e no impacto directo no corpo e no esqueleto dos praticantes. Qualquer um deles fará uma enorme diferença na sua vida, por isso não hesite em começar.
"O exercício é rei, a nutrição é rainha. Junte-os e terá um reino."
Jack Lalanne – O Guru do Fitness
Os 5 Melhores Desportos Para Seniores Os 5 Melhores Desportos Para Seniores Reviewed by Unknown on 06:30:00 Rating: 5

Sem comentários:

REVISTA REVIVER. Com tecnologia do Blogger.