Faça Um Gosto Nas Nossas Páginas. Obrigado :)

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets

O meu primeiro Bonsai


É difícil não nos encantarmos com a beleza de um bonsai. Aquela pequena árvore tão perfeita num vaso com poucos centímetros. Quantos de nós não a desejámos ter mas excluímos a hipótese quando ouvimos que dá muito trabalho, é preciso tempo e bastante conhecimento. Embora muitos sites digam que isso não é verdade, basta ter paciência, no entanto isso não é bem assim. A verdade é que embora não seja o bicho de sete cabeças que muitos apresentam, convém saber os princípios básicos para criarmos o nosso tão desejado bonsai. Se gosta de desafios, talvez esteja na hora de criar o seu primeiro Bonsai. 

Introdução ao Bonsai:

O Bonsai é uma arte japonesa que procura conseguir reproduzir num pequeno vaso, de forma realista, qualquer árvore que se encontre na natureza. Qualquer espécie de árvore pode ser utilizada num bonsai, o que difere é o grau de dificuldade. Para criar um bonsai precisa perceber que a sua árvore vai crescer, irá precisar de ser conduzida, modelada e podada. Os bonsais não têm uma altura padrão, podem ter poucos centímetros ou mais de um metro de altura. Essa escolha será sua. O que precisa perceber é que a beleza de um bonsai está em reproduzir um ambiente o mais natural possível. Percebendo o conceito básico agora só precisa escolher qual será o seu bonsai.


Como escolher o seu primeiro bonsai?

Em primeiro lugar deve decidir se deseja um bonsai de exterior ou interior. Como é natural, existem diversas opções para quem quer um bonsai para o seu jardim, quintal ou varanda. Para aqueles que desejam um bonsai dentro de casa as escolhas diminuem e os cuidados são maiores. Visto este ser o seu primeiro bonsai, a Reviver sugere um bonsai de exterior, visto existirem espécies mais fáceis de cuidar. Informe-se de todas as espécies de exterior que existem. Em segundo lugar precisa saber como vai obter o seu bonsai. Existem diversas opções, seja a partir das sementes (o processo mais demorado), a partir de enxertos, retirado da natureza, comprado num viveiro ou através de uma loja da especialidade.

Para começar os processos mais demorados são mais complicados e levará alguns anos até começar a trabalhar a sério no seu bonsai. Por isso recomendamos comprar o seu bonsai num viveiro ou através de uma loja da especialidade.

No viveiro pode escolher a espécie que irá transformar no seu bonsai. Se optar por um bom viveiro a probabilidade da árvore escolhida estar com um bom formato e saudável irá ajudar a formar o seu bonsai mais rápido. Tem a pequena desvantagem de ter que eliminar alguns ramos, o que pode deixar cicatrizes que irão demorar a sarar no seu bonsai. Desta forma na hora de escolher opte por mudas entre os 15 a 20 cm, com um tronco robusto e forte, evite ao máximo as mudas com ramificações na base e veja bem se existem vestígios de doenças ou ferimentos. A sua escolha deve ser feita a pensar na forma que deseja para o seu bonsai, por isso escolha bem a espécie e a muda.
Se comprar numa loja da especialidade existem várias coisas que não vai ter que se preocupar. Normalmente existem os kits para principiantes, onde apenas vai ter que cuidar do seu bonsai e torná-lo aos poucos naquilo que idealizou.

Dica: O primeiro bonsai serve para compreendermos como devemos cuidá-lo e como aplicar as técnicas. Não se preocupe extremamente com a sua aparência, preocupe-se sim com todo o processo.  


Como plantar um bonsai ou trocá-lo de vaso?

Se comprou a muda e não o kit de principiante vai ter que plantar o seu bonsai. Mas esta informação também é essencial para quem comprou o kit pois mais tarde ou mais cedo irá ter que mudar o seu bonsai para um vaso mais pequeno. Por isso deixamos aqui algumas dicas de como plantar um bonsai. Não se esqueça que o transplante deve ser feito quando as raízes ocuparem o vaso na sua totalidade.

1º- Escolha o seu vaso: Normalmente os vasos para bonsais são largos e rasos, mas o mais importante é terem os buracos próprios para a drenagem. Escolha o que mais se adequa à espécie que escolheu. Mas no inicialmente não escolha um vaso muito caro, pois este vai ser mudado com alguma frequência. Cada coisa a seu tempo.

2º Qual substrato deve ser usado? : Esta é uma pergunta frequente e a resposta também difere de espécie para espécie mas depende essencialmente do clima na sua zona. Há quem use uma mistura de areia, com argila e húmus; há quem prefira pedriscos, com tijolo moído e carvão vegetal. Não existe um substrato ideal para qualquer bonsai. Por isso aconselhamos que informe-se numa loja da especialidade para a sua espécie, abordando o clima em que vive. Certamente encontraram a melhor solução para o seu bonsai.

3º Cuidados a ter antes de colocar o seu bonsai num vaso: Antes de começar este processo a sua plante deve estar bem hidratada para suportar o stress do transplante. O seu primeiro passo para iniciar o transplante é passar dois arames pelos buracos de drenagem do vaso e fixá-los. De seguida coloque uma pequena camada de pedrinhas no fundo do vaso para ajudar na drenagem, no entanto não tape os buracos da drenagem. Agora pode retirá-lo do seu vaso antigo. Remova toda a terra presa nas raízes e verifique se estas estão saudáveis, se existirem danos remova essas raízes. De seguida pegue numa tesoura limpa e corte dois terços das raízes. Com o novo tamanho, espalhe as raízes que ficaram no fundo do vaso e prenda com os arames o tronco para fixar o seu bonsai ao solo. Por fim preencha o vaso até ao início do tronco com o substrato que escolheu.

4º Após o transplante é hora de regar o seu bonsai. Regue lentamente para deixar a terra na sua totalidade húmida. Nesta fase a rega deve ser mais frequente pois existem poucas raízes e solo. Deixe o seu bonsai na primeira semana após o transplante num local com pouca luz mas nunca no escuro. Leve-o gradualmente para o local definitivo.

Os principais cuidados a ter ao cuidar de um bonsai

Um bonsai não é um objecto decorativo, é um ser vivo que precisa dos cuidados básicos de qualquer planta, (rega, luminosidade e adubo) no entanto não exagere nos cuidados. Normalmente as principais causas da morte de um bonsai são a falta de luz e o excesso de água. Por isso se acertar nas três regras essenciais de como cuidar de uma planta, poderá ter um bonsai saudável por muitos anos.

Dicas de rega: Regue o seu bonsai pela manhã ou no fim do dia. Se não sabe com que frequência deve regá-lo pense no seguinte, o solo deve estar sempre húmido, quando o solo estiver quase seco é altura de regá-lo. Nos dias mais quentes deve ter mais atenção ao solo. É preferível água a menos do que a mais, nunca encharque o solo. Não coloque água nos pratos dos vasos, ela pode apodrecer as raízes do seu bonsai.

Dicas para uma boa luminosidade: Como já referimos anteriormente, grande parte das espécies dos bonsais são de exterior. Mas no entanto o seu bonsai não pode estar exposto o dia todo ao sol. Cada espécie tem uma necessidade de luz diferente e pode ir mudando o local até encontrar um definitivo. Analise as folhas, se estas estiverem amareladas existe excesso de luz, se estas estiverem muito escuras existe escassez. O que importa é encontrar um local onde ela estabilize e esteja saudável.

Dicas para adubar: Adubar o seu bonsai é muito importante pois o substrato no vaso não chega para suprimir as necessidades da sua planta. Quando começar a utilizar o adubo opte por um orgânico em pó, só mais tarde é que deve começar a adicionar outro tipo de adubo. Nunca uso o adubo em excesso, este mata mais rápido um bonsai do que a falta do mesmo.

Modelar e podar um bonsai
Esta é parte artística do bonsai. É a moldar e a podar que irá conseguir dar uma forma única à sua planta. Estas duas técnicas exigem paciência e cuidado. As suas decisões irão influenciar o especto final do seu bonsai.

Modelagem: Antes de começar a modelar o seu bonsai é necessário que este esteja bem adaptado ao ambiente onde está. Nesta técnica não existem regras padrão, o objectivo é representar uma árvore na natureza e para tal tem que direcionar os ramos a assumirem as direcções e posicionamento que pretende através da moldagem. Veja imagens reais da sua espécie na natureza e inspire-se. Quanto há técnica de modelar a mais comum é utilizar o fio de cobre para não deixar cicatrizes na sua planta. Os galhos da base devem ficar na horizontal. Quando os ramos que estão a ser modelados estiverem estáveis devem ser retirados os fios para permitir o resto do desenvolvimento.

Podar: Os pequenos ramos indesejados devem ser removidos de início, todavia a poda deve ser feita apenas quando a sua planta tiver minimamente desenvolvida. Esta deve ser feita com cautela e paciência, não realize a poda sem antes planejar o que quer fazer. Nunca se guie por outros bonsais e sim pelas árvores na natureza. Remova o excesso de galhos, torne o tronco visível, limpando a copa removendo o excesso de folhas nessa zona, na base opte por poucos e grandes galhos pois é no topo que deve ter mais ramificações. Use a sua imaginação e tenha paciência, o bonsai é uma escultura viva não se esqueça.

Em caso de dúvidas existem diversas lojas e sites especializados, informação nunca é demais. Informe-se e peça ajuda se precisar mas acima de tudo divirta-se a cuidar do seu bonsai.






O meu primeiro Bonsai O meu primeiro Bonsai Reviewed by Unknown on 11:05:00 Rating: 5

Sem comentários:

REVISTA REVIVER. Com tecnologia do Blogger.