Faça Um Gosto Nas Nossas Páginas. Obrigado :)

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets

Como São 100 Anos de Envelhecimento Populacional No Mundo

Já alguma vez pensou como será o envelhecimento populacional nos próximos anos?

Hoje em dia a idade média na Alemanha é de 46,5 anos. Em países como o Mali, a idade média é de 16 anos ou no Uganda 15 anos. É uma enorme lacuna entre o gigante europeu e os dois países africanos, o que nos diz muito sobre cada um deles, e sobre o mundo de forma mais ampla. Mas como será o envelhecimento populacional nos próximos anos? O GIF abaixo demonstra-o bem.

(por Aron Standberg)
Olhando de forma global para esta diferença na idade média dos países, permite-nos compreender melhor a discrepância destes valores e o GIF criado por Aron Standberg fá-lo perfeitamente. Utilizando os dados das Expectactivas Populacionais das Nações Unidas, conseguiu analisar o envelhecimento populacional no Mundo, num intervalo de 100 anos, através da idade média de cada país e a sua evolução desde 1960 até projecções de 2060.

Rapidamente conseguimos concluir duas coisas. Primeiro que a idade média tende a ser maior nos países mais ricos do que nos mais pobres. Em segundo lugar, conseguimos perceber que a idade média tem tendência a aumentar no Mundo inteiro, fruto dos avanços da medicina e tecnológicos.

Mas será que o envelhecimento populacional é só para os mais ricos?

Pode parecer que sim, mas analisemos o exemplo de Portugal. 

A média encontra-se somando todos os números envolvidos e depois dividindo o resultado pela quantidade de somas feitas (ex: 2+3+3+5+7+10 = 30 | dividindo o resultado 30 pela quantidade de números somados (6) encontramos a média, ou seja 30/6 = 5).

Portugal e um dos países mais pobres da União Europeia, mas mesmo assim a sua idade média tende a crescer. Este fenómeno pode ser explicado pela relação entre a natalidade e a mortalidade. Enquanto assistimos ao aumento da esperança média de vida no país, o que reflecte o acompanhamento dos avanços medicinais e tecnológicos, assistimos em contrapartida a uma diminuição drástica dos nascimentos nos últimos anos, o que pode reflectir a situação económica das famílias, que, podem não ter forma de manter a balança equilibrada, por falta de meios de sustentar os filhos.

Os indicadores de fecundidade do PORDATA mostram que em 1960 a média de filhos por mulher fértil era de 3,6 filhos, enquanto que em 2015 era de 1,3, numa descida acentuada que claramente influência a idade média do país.

O envelhecimento populacional global levanta uma série de questões sociais e económicas que precisam de ser pensadas e resolvidas. Desde a manutenção da qualidade de vida ao longo dos anos a mais que o ser humano ganhou, a uma solução urgente para a sustentabilidade da segurança social. São questões que exigem respostas urgentes mas que parecem ainda não ter ganho a atenção real de quem tem poder de decisão sobre estas matérias. 

Como São 100 Anos de Envelhecimento Populacional No Mundo Como São 100 Anos de Envelhecimento Populacional No Mundo Reviewed by Unknown on 04:08:00 Rating: 5

Sem comentários:

REVISTA REVIVER. Com tecnologia do Blogger.