Faça Um Gosto Nas Nossas Páginas. Obrigado :)

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets

Depressão Nos Idosos: 7 Formas de Ajudar


Sem dúvida que a depressão é um dos problemas que afecta mais seniores.

As consequências de uma depressão podem ser bastante graves, podendo levar as pessoas a ter pensamentos suicidas ou mesmo a acabarem com a própria vida. É comum desvalorizar-se os problemas agregados à doença, mas a depressão é de facto um problema sério que não deve ser ignorado.

Face à doença, existem muitas pessoas que não sabem como agir, por isso deixamos 7 sugestões de profissionais, sobre como pode ajudar.

  1. Não Ignore Os Sintomas - A depressão não é um comportamento normal. Se o seu pai, mãe, marido ou mulher não tiver apetite por mais do que alguns dias, ou perder o interesse nas actividades que mais gosta durante mais de duas semanas, então pode ser depressão.
  2. Fale Sobre Como Se Sentem - A sensação de perda de capacidades é das coisas que mais afectam as pessoas idosas ou seniores, por causa de todos os anos acumulados que essa sensação tem por detrás. Por exemplo, se o seu pai já não puder conduzir, oferecer-se para o levar ou pagar um táxi pode não ajudar, e frustrá-lo ainda mais. Pergunte-lhes o que sentem em relação há perda, É importante ouvi-los e dignificar as suas emoções. Por vezes é a melhor forma de reconfortar e dar apoio.
  3. Procure Subtilezas - Muitas vezes as pessoas idosas não falam do que realmente sentem porque não querem ser um fardo para os filhos. Podem dizer algo como "não se passa nada", "não estou triste", "não me sinto sozinho" ou outras coisas do género. Mas por vezes mostram sinais de angústia, como cerrarem as mãos excessivamente, agitarem-se ou irritarem-se facilmente, ou então não conseguirem sentar-se quietos. Procure esses sinais que contrariem as palavras que dizem para não a afligirem.
  4. Não Imponha As Suas Palavras e Terminologias - Se alguém lhe diz convictamente "Eu não estou deprimido!" não vale apena impôr essa terminologia porque pode até ter um efeito pior. Se a pessoa for resistente a palavras como depressão, medicamento, terapia, não são essas as terminologias ideais. O ideal a fazer é tentar saber qual a raiz do problema, por exemplo, se a pessoa disser que não consegue dormir, ou que não tem apetite, usar isso como isco para aprofundar e discutir essa ideia, saber porque não consegue dormir, ou não tem apetite e o que poderia fazer para melhorar isso.
  5. Reconheça que Depressão é uma Doença - Como referimos no início, as consequências da depressão podem ser graves. Os familiares devem reconhecer que esta é uma doença, e das debilidades que pode causar, evitando fazer com que os pais ou parentes se sintam culpados, dizendo-lhes que deviam sair mais vezes de casa ou que deviam levantar a cabeça. Há pessoas que com a depressão nem saem da cama, quanto mais de casa, e é preciso reconhecer isso.
  6. Não Viva a Vida da Pessoa - Se o seu pai ou mãe está deprimido, não se apodere da vida dele, ou seja, não faça as coisas que a podem fazer eles próprios. É um erro comum que faz mais mal do que bem, porque reforça a sua percepção de que são inúteis e incapazes. Em vez disso, ajude-os a dividir as tarefas e aplauda os seus esforços.
  7. Procure Acompanhar As Consultas Médicas - Para saber realmente o que os profissionais dizem, procure acompanhar as consultas médicas de modo a estar a par do que deve ser feito.
Depressão Nos Idosos: 7 Formas de Ajudar Depressão Nos Idosos: 7 Formas de Ajudar Reviewed by Unknown on 05:26:00 Rating: 5

Sem comentários:

REVISTA REVIVER. Com tecnologia do Blogger.