Faça Um Gosto Nas Nossas Páginas. Obrigado :)

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets

Jogos lúdicos e Atividades para seniores dependentes


A REVIVER nesta edição decidiu apresentar algumas atividades e jogos lúdicos para os idosos que estejam a perder as suas capacidades físicas ou psicológicas. É normal que com o avançar da idade dos familiares, sinta-se algumas dificuldades em manter a vida de quem cuidamos ativa e estimulante. Por isso decidimos apresentar algumas soluções para ajudar os cuidadores a tornar a vida de quem cuidam um pouco melhor, com atividades simples e fáceis de realizar.

Porque é que devemos incentivar quem cuidamos a fazer este tipo de atividades?

Por vezes é complicado comunicarmos com os nossos familiares mais velhos, pois estes começam a perder algumas capacidades, tanto físicas como psicológicas, e acabam por ficarem presos a uma monotonia que só os prejudica, acabando por comunicarem menos. Se o seu familiar não está num lar nem num centro de dia onde são realizadas várias atividades adequadas ao estímulo permanente da saúde física e mental dos seniores, acaba por ser o cuidador a ter que desempenhar este papel.
Este tipo de animação tem como principal objetivo ocupar de forma adequada o tempo livre do sénior. Neste tempo devem-se realizar atividades que promovam descobertas e novos ensinamentos, valorizando as capacidades, competências e experiências da pessoa em questão. Desta forma aumentamos a auto-estima do sénior, conseguindo criar uma vida mais dinâmica e harmoniosa para este. Outra grande vantagem é conhecer melhor a pessoa que cuidamos, saber o que ele mais gosta de fazer nesta fase da vida, as suas capacidades e dificuldades, o que o estimula a níveis culturais, etc.

Dica: Este tipo de atividades não devem ser impostas. Devemos incentivar a pessoa a participar mas não devemos força-la. Convém começar com atividades mais subtis e falar abertamente se a pessoa quer experimentar estes jogos. Seja paciente, pois cada pessoa é única e demora o seu tempo. Apresente com o tempo várias soluções diferentes, alguma será a certa.


10 Tipos de atividades para fazer com seniores que estão perder algumas capacidades

1º - O contador de costumes e tradições: Esta atividade não só é enriquecedora para o sénior como para a pessoa que está a ouvir. O contador de costumes e tradições tem como objetivo fazer a pessoa relembrar-se das tradições e costumes da sua juventude. Esta atividade é fácil de realizar, basta fazer algumas perguntas de como era namorar naquele tempo, como era a vida, que tradições e costumes é que se perderam com o tempo, etc. Basicamente é pedir à pessoa que nos conte um pouco de como era a vida na sua juventude, esteja atenta/o, pois a pessoa vai reparar se está realmente interessada/o na sua história. Todos os pormenores são importantes, pois a pessoa pode relembrar-se de situações que estavam “esquecidas” na sua memória.

2º - Sessões de leitura: Para alguns seniores, com o avançar da idade, o comodismo faz com que a leitura deixe de ter lugar nos seus hobbies. Em primeiro lugar deve perceber que tipo de livros é que a pessoa gostava de ler e só depois começar a incentivá-la a voltar a pegar num livro. Ler não só melhora a memória, como reduz o stress e fortalece o cérebro evitando algumas doenças. No caso da pessoa não saber ler, pergunte-lhe se tem curiosidade num livro específico ou que tipo de histórias lhe despertam mais interesse. Assim que perceber, encontre um livro desse género e faça sessões de leitura com o idoso. Leia devagar para que a pessoa consigam entrar na história e perceber o que se está a passar na ação.

3º- Jogo das Profissões: A velha pergunta “o que gostarias de ser quando fores grande?” volta a aplicar-se mas de outra forma. Nesta atividade pretende-se perceber se a pessoa seguiu a profissão que queria, se não, que profissão seria essa e porquê. Desta forma conseguimos fazer com que a pessoa fale de algumas frustrações profissionais e desabafar sobre estes assuntos. Assim descobrimos se existem atividades que se enquadrem nessa área que não foi seguida para realizarmos posteriormente. Aqui também se pode falar de profissões extintas pelo desenvolvimento e recordar os empregos de antigamente.

4º - O comentador da atualidade: Muitas pessoas acabam por perder o interesse em ler jornais ou ver os telejornais. Estar atualizado sobre o que se passa em Portugal e no mundo é muito importante para facilitar a comunicação com os outros. Outra vantagem é o sénior poder transmitir as suas opiniões e sentimentos em relação às notícias que vai tendo informação. Esta atividade é fácil de realizar, basta ver as notícias e de seguida debate-las com a pessoa. Deixe a pessoa falar à vontade e dar livremente a sua opinião.

5º - Olá Internet: Embora cada vez mais diminua o número de seniores que nunca teve um contacto com a Internet, ainda existem pessoas que se assustam com as novas tecnologias. A melhor forma de apresentar a internet é mostrar o quanto esta pode ser útil no dia-a-dia. Por exemplo, agarre no seu computador e sente-se ao lado da pessoa. Pergunte-lhe pela sua música favorita e coloque-a rapidamente a tocar. Mostre-lhe as coisas que hoje em dia é possível fazer a partir de um computador, como saber a farmácia que está aberta, o tempo que vai estar durante toda a semana, tirar qualquer dúvida sobre um assunto em 1 minuto, mostrar-lhe vários locais no planeta e até apresentar-lhe as redes sociais. Não faça isto tudo de uma vez. Veja o que desperta a curiosidade na pessoa e vá explorando com ela, deixe-a mexer no computador e explique as vezes necessárias. Esta é uma ótima forma de o idoso aprender algo novo e útil para a sua vida.



6º - Vamos exercitar: Qualquer idoso que não esteja acamado pode participar neste tipo de jogos que aqui vamos referir. Existem vários jogos como por exemplo: Bóccia, Bowling, encestar uma bola num balde, fazer exercícios com uma bola de Pilates, tiro ao alvo, etc. Não só são passatempos divertidos, como têm o objetivo de maximizar o potencial motor, desenvolver a destreza física e aumentar a coordenação motora do idoso. Para além disso, quando alcançado um bom desempenho no jogo existe um melhoramento da autoestima do participante. São atividades que podem ser feitas em grupo mas também entre duas pessoas. Faça uma competição saudável e vai notar os bons resultados.

7º- Arte-terapia: A arte-terapia é uma técnica cada vez mais usada com os seniores e tem registados ótimos resultados com esta faixa etária. Estas atividades são simples de realizar e permitem que o idoso possa usar toda a sua imaginação e criatividade através de pinturas, esculturas, colagens, desenhos, recortes, entre outras atividades que pode realizar. Aqui o objetivo é manter a motricidade manual, promover a criatividade, aumentar a auto-estima, melhorar a precisão manual e a coordenação psicomotora, desenvolver o gosto estético e permitir a liberdade de expressão através da arte.

8º - Hora de estimular a mente: Esta atividade pode ser realizada como uma animação cognitiva ou também um exercício de Neuróbica. Para perceber melhor, a animação cognitiva tem como objetivo fomentar a retenção de acontecimentos, atos e sensações, estimular e desenvolver a atividade mental. O objetivo principal é manter a mente ativa. Existem várias formas de conseguir exercitar a mente do sénior, como incentivá-lo a ler e a escrever, fazer alguns tipos de jogos específicos e criar algumas atividades de orientação e coordenação. Alguns exemplos de jogos tradicionais que pode fazer em sua casa: Jogos de memória, palavras cruzadas, jogo do stop, sodoku, jogo do 24, sopa de letras, puzzles de encaixe, descobrir as diferenças, jogos de cálculo, jogo da forca, jogo do galo, etc. Quanto à Neuróbica, é conhecida como a ginástica para o cérebro, que praticada regularmente irá treinar, estimular e desenvolver a sua mente. Está comprovado que o cérebro mantém a capacidade de crescer e mudar o padrão das suas conexões. Ao fazer exercícios de Neuróbica pode retardar ou prevenir várias doenças, como Alzheimer, algumas demências e transtornos mentais. Pode ler um artigo sobre este assunto, com vários exemplos de exercícios na edição nº8 da revista reviver a partir da página 46.

9º - Jogos dos sentidos: Os sentidos com o passar da idade vão diminuindo, por isso é preciso promover diversas atividades de animação sensorial para estimular o tacto, a audição, o olfacto e até a noção de forma. Para obter alguns progressos neste sentido, pode fazer algumas atividades, vendando os olhos da pessoa que cuida e fazer alguns jogos, como por exemplo identificar sons e objetos, identificar através do paladar alguns alimentos ou através do cheiro alguns aromas de plantas, perfumes, etc.

10º - Locais que nunca vi. O contacto com exterior é muito importante na vida de uma pessoa que neste momento está dependente. Conhecer novos locais, visitar museus, ir a jardins que nunca foi, pode melhorar consideravelmente o bem-estar da pessoa que cuidamos. Ninguém gosta de estar constantemente fechado entre 4 paredes. A junta de freguesia pode ajudar em alguns destes passeios, com o seu centro de dia. Para além do convívio com outras pessoas que é essencial para a comunicação do sénior, viver novas experiências com outras pessoas poderá trazer um novo gosto pela vida. Novas amizades e experiências são boas em qualquer altura da nossa vida, tenha isso em consideração.

Estes são alguns exemplos de atividades que pode experimentar fazer com a pessoa que está a cuidar, para tornar a vida dela mais ativa e saudável. Tenha paciência e perceba a aceitação do sénior às atividades que vai apresentando aos poucos. Acredite que ao fim de algum tempo, os bons resultados irão começar a aparecer.
Jogos lúdicos e Atividades para seniores dependentes Jogos lúdicos e Atividades para seniores dependentes Reviewed by Unknown on 06:01:00 Rating: 5

Sem comentários:

REVISTA REVIVER. Com tecnologia do Blogger.