Faça Um Gosto Nas Nossas Páginas. Obrigado :)

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets

Faça Você mesmo - Candeeiros Reciclados



Quantos de nós já olhámos para um candeeiro que temos e só nos apeteceu livrar dele? Ou porque não condiz com a decoração do espaço, ou então, porque já não está nas melhores condições. Nesta edição, a REVIVER vai apresentar-lhe algumas soluções para reciclar o seu candeeiro ou criar uma peça única, que dará um toque especial na sua decoração e vai deixar as suas visitas com inveja.

A iluminação de um espaço é um dos aspetos mais importantes na decoração. É ela que cria uma sensação de conforto e, bem distribuída, consegue assinalar os diferentes espaços que temos numa divisão. Por isso, quando pensamos em comprar um candeeiro, este deve ser objeto decorativo que acrescente algo ao nosso espaço mas também que se enquadre nele.

Candeeiros de papel de Arroz
Para quem tem um pequeno orçamento, os candeeiros de papel de arroz são a melhor opção. Para quem já tem um, vamos dar-lhe algumas ideias de como o reciclar e tornar numa peça única de decoração. Para quem não conhece este tipo de candeeiros, e gostaria de ter um, pode encontrar nas grandes superfícies de decoração. O preço ronda os 2 euros, que corresponde ao formato esférico, mas existem outros formatos se quiser gastar um pouco mais.
Para passar de um simples candeeiro de papel de arroz para uma peça única são precisas apenas três coisas, o candeeiro, bastante cola de esponja transparente e imaginação.
Os materiais ficam ao gosto de cada um. Como pode ver nas imagens são inúmeras as opções de escolha. Os mais fáceis de fazer sem dúvida que são os de papel, seja este em tiras, recortado com cores, de embrulho, até aos papéis que se servem bolos ou às pequenas formas onde são servidos os brigadeiros. 

Candeeiros feitos de fios de algodão
Os candeeiros feitos de fio não só dão um aspeto moderno ao espaço como também deixam passar mais luz. Se tem um espaço pouco iluminado pode ser uma boa solução. Neste caso basta-lhe ter um sistema de suspensão da lâmpada, comprar dois novelos de algodão na cor que quiser (embora o branco seja a melhor opção se quiser mais luz), uma embalagem de endurecedor têxtil e uma bola insuflável ou um balão se quiser uma medida mais pequena. Se tiver pelicula aderente em casa também pode adicioná-la aos materiais necessários.

1º Passo: Isole a área que vai trabalhar com papel absorvente para não sujar o local ou até mesmo o chão. Prepare os novelos para que o fio vá-se desenrolando facilmente. Depois dos novelos estarem preparados é hora de tratar do endurecedor têxtil. Despeje a embalagem num recipiente que já não vai usar, pode ser uma embalagem de gelado, faça dois furos que permitam passar o cordel conforme vai puxando. Do lado em que o fio sai para dar forma ao candeeiro, na parte interior, coloque uma pequena esponja com um furo no meio, para que o cordel quando ali passe perca o excesso do produto endurecedor.

2º Passo: Na superfície da bola ou do balão desenhe uma circunferência. Certifique-se que esta tem a medida correcta para aproveitar o sistema de suspensão da lâmpada. Para ter mais facilidade em trabalhar, pendure a bola ou o balão com um cordel numa superfície alta mas que lhe permita trabalhar confortavelmente. O passo seguinte é embrulhar o mesmo em película aderente. Vai ter um bom resultado quando for retirar a bola ou balão depois de tudo estar acabado. Assim não corre o risco do cordel ficar agarrado pois está em contato direto com a película.

3º Passo: Começar a colocar o fio nem sempre é fácil, pois a linha vai escorregando um pouco. Tente enrolar da forma mais homogénea possível em toda a superfície. Não se esqueça de efectuar tangentes à circunferência que desenhou.

4º Passo: Depois de ter criado a forma idealizada para o seu candeeiro com o cordel está na altura de o deixar a secar. Convém que ele fique suspenso durante esse processo para não agarrar. Devo deixar passar no mínimo 24 horas para lhe voltar a mexer. Quando o tempo de espera terminar esvazie a bola ou o balão e veja o resultado.

5º Passo: Se tudo correu como planeado as linhas ficaram rijas e entrelaçadas entre si. Agora deve estar a olhar para um globo resistente e compacto. Para terminar pode coser um aro metálico na superfície onde vai passar a suspensão. O aro pode ser tapado com o mesmo cordel que utilizou para fazer o seu globo. Para finalizar, basta colocar nos apoios da suspensão antiga e já está. Esta é uma óptima forma de substituir um candeeiro de papel de arroz que esteja danificado.


Estes são apenas simples exemplos de como conseguir um candeeiro reciclado bonito e único. Irá ter algum trabalho mas o resultado final irá compensar o seu esforço. Se gostou da ideia, já tem mais um hobbie para ocupar o seu tempo.







Faça Você mesmo - Candeeiros Reciclados Faça Você mesmo - Candeeiros Reciclados Reviewed by Unknown on 05:09:00 Rating: 5

2 comentários:

  1. Boa tarde, adorei os candeeiros! Podem dizer-me qual o material do penúltimo candeeiro, por favor?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Constança. São feitos de pequenas formas de papel para bolinhos, que costumam vir com os brigadeiros ou doces regionais. =)

      Eliminar

REVISTA REVIVER. Com tecnologia do Blogger.