Faça Um Gosto Nas Nossas Páginas. Obrigado :)

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets

Novo dispositivo detecta quedas de idosos






















Foi criado um dispositivo que detecta a eventual queda de um idoso. Uma criação que poderá ajudar a prevenir anualmente 500 mil hospitalizações e 40 mil mortes prematuras causadas por quedas na Europa, alertando os serviços de urgências.

O anúncio do Vigi´Fall foi comunicado pela Comissão Europeia (CE) e deverá chegar a Portugal no final deste ano. Este biossensor, que se prende ao corpo das pessoas idosas e nas paredes de casa, deve ser colocado por um especialista visto este produto se tratar de um adesivo médico.  Este não só detecta a queda como analisa a sua natureza e a postura do paciente. Em caso de acidente a família será alertada de imediato e em casos mais graves serão contactos os serviços de urgência. 

Os principais motivos que levaram à criação do adesivo foram o tempo decorrido até que o idoso consiga pedir auxílio e o número exorbitante estimado de quedas em pessoas com mais de 65 anos de idade. Estudos revelam que cerca de 20 milhões de idosos sofrem de quedas anualmente no continente europeu. Este tipo de acidente é uma das principais causas de morte nesta faixa etária, podendo a intervenção imediata ser fundamental.  

Um dos maiores benefícios deste produto, é que não é preciso carregar em nenhum botão para avisar alguém sobre o incidente. Ao contrário da maioria dos produtos de teleassistência para a terceira idade, este dispositivo pode ser usado de forma permanente e não-invasiva, tudo funciona através de sensores. Segundo o comunicado da CE, se o idoso cair os sensores de parede detectam a ausência de movimento e transmitem um sinal para a caixa de controlo central que se encontra no interior da casa. Automaticamente será efectuada via telefone uma chamada para um enfermeiro ou para um call center especializado.

O Vigi´Fall também deve ser utilizado enquanto se toma banho pois é resistente à água e é carregado por baterias de alta potência. Os responsáveis estimam que este venha a ser usado por três milhões de idosos nos próximos três anos, segundo testemunhos apresentados no Diário Digital. Numa próxima fase de comercialização, que só deverá estar concluída no final de 2014, o aparelho irá permitir monitorizar a pulsação do idoso permitindo ajuda imediata em outras situações de risco.
Novo dispositivo detecta quedas de idosos Novo dispositivo detecta quedas de idosos Reviewed by Unknown on 10:33:00 Rating: 5

Sem comentários:

REVISTA REVIVER. Com tecnologia do Blogger.